top of page
nucleopurna

Yoga para Idosos


É muito comum encontrarmos imagens e vídeos de jovens e adultos nas propagandas de divulgação do yoga. Além disso, na maioria das vezes, vemos nessas propagandas posturas ou movimentos com o corpo que nos levam a acreditar de forma equivocada que a prática do yoga seja destinada a um público muito seleto. Devido a isso, pessoas com determinadas limitações – e mesmo sem – podem se sentir desencorajadas em participar de uma aula de yoga. Dentre elas podemos destacar os idosos, pois muitos deles são acometidos por doenças crônicas e diversas limitações funcionais. Nesse contexto, muitas pessoas questionam se a prática do yoga para idosos seria realmente uma possibilidade.


Sabemos que o processo de envelhecimento é algo natural e fisiológico. Nesta fase da vida, ocorrem diversas alterações no corpo do indivíduo como degenerações, atrofias e dores crônicas que dificultam, limitam e até mesmo impedem os idosos em seus movimentos – além de poder ocasionar a queda nos idosos gerando consequências como invalidez, fraturas, morte e dependência de cuidados. Além das alterações no corpo, o idoso também pode sofrer mentalmente devido a fatores como o abandono familiar, morte do companheiro(a) e dificuldades financeiras. Sendo assim, é recomendável que o idoso pratique alguma atividade física específica para a sua condição afim de combater os sintomas decorrentes daquelas alterações físicas e mentais e, na medida do possível, retome sua qualidade de vida.


Dentre as atividades físicas recomendadas para os idosos, as mais indicadas são aquelas de pouco impacto, que dificilmente causam lesões e que, ao mesmo tempo, trabalham e desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular. Exemplos de atividades que atendem essas recomendações são: caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação. Outra atividade que vem sendo muito indicada para os idosos é o yoga – apesar de o yoga não ser apenas uma atividade física, mas poder se limitar a ela.


O yoga pode ser uma boa opção para os idosos pois, diferente de outras atividades físicas, a prática do yoga tem como característica o trabalho corporal através de movimentos suaves, contínuos e isométricos com permanência em determinadas posições. Portanto, a prática do yoga não apresenta impactos ou movimentos repetitivos com o corpo que poderiam leva-lo à fadiga. Além do trabalho corporal, a prática do yoga também inclui a técnica de relaxamento do corpo-mente – técnica inserida geralmente no final da aula. A técnica de relaxamento é realizada com a pessoa deitada numa postura confortável e pode ajudar na liberação das tensões musculares, no aquietamento mental e, assim, promover uma boa noite de sono combatendo o estresse e a insônia.


Um outro aspecto – não muito conhecido – em que a prática do yoga para idosos poderia contribuir é no tema da morte. Através de propor uma reflexão sobre a morte – sempre acolhendo e respeitando a crença individual – seria possível compreende-la de um novo ponto de vista afim de promover uma diminuição da ansiedade e do medo, sintomas típicos ao nos aproximarmos do fim da vida. De forma muito breve, segundo o ensinamento do yoga, nosso “eu” ou atman (conceito semelhante, mas diferente de alma) é imortal. Portanto, podemos ficar por algum tempo adormecidos nesse estado chamado morte, porém nunca seremos destruídos. Nós existimos e essa existência é eterna. Nosso corpo nasceu e um dia morrerá, mas essa essência que ele traz dentro de si jamais deixará de existir. Nada poderá extinguir essa consciência eterna. A morte ou a mudança da forma não altera nem destrói essa essência espiritual. Através do conhecimento – por meio de ouvir ou até mesmo ler sobre esse ponto de vista do tema da morte – e da prática da meditação – mesmo uma meditação ou relaxamento guiado por um professor – o idoso, uma vez identificado e encontrado sentido nesta abordagem, poderia experimentar um melhora significativa em seu estado mental e emocional ao enfrentar esse tema tão delicado e, para muitos, perturbador.


Em resumo, e além do que foi exposto, a prática do yoga para idosos apresenta diversos benefícios para o corpo e mente nesta fase da vida como: alongamento e a tonificação muscular; diminuição de dores crônicas; flexibilidade da coluna; saúde das articulações; melhora da circulação sanguínea; equilíbrio e consciência corporal que diminuem o risco de quedas e fraturas; ganhos psíquicos e sociais quando praticado em grupos; combate a perda da memória e o declínio mental; desenvolvimento da autonomia e autoconfiança. Portanto, como visto – e respondendo à questão se o yoga para idosos é realmente uma possibilidade – a prática do yoga é uma atividade física e mental acessível e benéfica para os idosos.


Para finalizar, uma recomendação importante: antes de iniciar a prática do yoga, é fundamental que o idoso realize uma avaliação médica pois, dependendo da situação, o profissional de yoga pode orientar o idoso a começar a prática do yoga através de aulas particulares ou em grupos específicos. Dessa forma, o idoso poderá realizar sua prática de yoga com confiança e segurança e, além disso, se sentirá apto e acolhido.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page